segunda-feira, 29 de junho de 2009

Arquivo do Instituto de Coimbra

O arquivo do Instituto de Coimbra é constituído por 77 caixas e 55 livros. Esta é uma dimensão provisória, uma vez que na organização da biblioteca do Instituto têm vindo a ser encontrados documentos de arquivo entre as publicações.
A documentação encontra-se fragmentada e sem a ordem original, restando uma pequena parte do testemunho das actividades do Instituto de Coimbra. As datas apuradas correspondem ao ano de início e de fim dos documentos existentes. Verificam-se grandes lacunas nos períodos de produção, que se encontram interrompidos por vários anos ou décadas.
O fundo encontra-se em fase de inventário e organização. Os documentos serão reacondicionados por séries documentais, de acordo com os órgãos e as actividades que lhes deram origem, respeitando a sequência cronológica da produção.
CARACTERIZAÇÃO DO FUNDO - Documentação de arquivo que regista as principais actividades desenvolvidas pelo Instituto de Coimbra durante a sua existência:
Reuniões dos órgãos directivos do Instituto de Coimbra: actas de reuniões publicadas na revista sob a designação de Boletim do Instituto. 1854-1985
Conteúdo: Actas das sessões da Direcção, da Assembleia Geral e das Classes do Instituto. Convocatórias para as sessões.
Unidades de Instalação: 6 livros, documentos avulsos.
Contabilidade: documentos contabilísticos e registo das operações de tesouraria. 1855-1986
Conteúdo: Livros de receita e despesa, livros de ordens e guias de pagamento, livros de contas correntes, registos de pagamento da revista O Instituto, recibos das quotas de sócios e documentos de receita e despesa dos anos económicos (facturas, recibos, talões, títulos de cobrança e folhas de pagamento do pessoal do Instituto).
Unidades de Instalação: 2 caixas, 27 livros, 8 pastas, documentos avulsos.

Correspondência: correspondência trocada com sócios do Instituto, instituições com permuta de revistas, fornecedores e outros. 1868-1997
Conteúdo: Livros de registo de correspondência, copiador de correspondência expedida, correspondência recebida.
Unidades de Instalação: 10 caixas, 3 livros, 23 pastas.
Sócios: registo dos sócios do Instituto de Coimbra. 1884-1983
Conteúdo: Ficheiro de sócios do Instituto, livro de registo de sócios das Classes, propostas de sócios apresentadas ao Instituto.
Unidades de Instalação: 1 livro, 11 pastas, documentos avulsos.
Biblioteca do Instituto de Coimbra: registo e inventário de monografias e publicações periódicas que constituem a Biblioteca do Instituto. 1866-1946
Conteúdo: Livros de registo de monografias e publicações periódicas, fichas de títulos da Biblioteca, ficheiro de permutas de revistas.
Unidades de Instalação: 7 caixas, 7 livros, documentos avulsos.
Revista O Instituto: documentação que se refere à publicação e distribuição da revista. 1925-1952
Conteúdo: Relações de assinantes da revista, fichas de assinantes, registo da distribuição, inventário da revista, provas tipográficas.
Unidades de Instalação: 4 caixas, 3 livros, 1 pasta, documentos avulsos.
Memórias de Castilho: documentos relativos à produção e publicação da obra de Júlio de Castilho dedicada à vida do seu pai. 1823-1932
Conteúdo: Manuscritos, provas tipográficas, correspondência e registos de propriedade literária da obra Memórias de Castilho, publicada pelo Instituto de Coimbra. Documentos pertencentes a António Feliciano de Castilho que serviram para a compilação das suas memórias: diplomas, requerimentos, cartas, relações de despesas, recortes de imprensa.
Unidades de Instalação: 7 volumes, 20 caixas.

SUBFUNDO: Associação Portugal – RDA: fundo documental de organização autónoma do Instituto de Coimbra. 1975-1977
Conteúdo: Fichas de inscrição, estatutos da associação, documentos de organização e divulgação de actividades, relatórios de actividades, documentos de despesa e correspondência.
Unidades de Instalação: pastas e documentos avulsos.

1 comentário:

cs disse...

Boa noite,

como posso ter acesso a este arquivo do INSTITUTO? Preciso de consultar entre o ano 1896 e 1903 ou 1904, todas as publicações