quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Edição digital da revista "O Instituto" é apresentada na próxima segunda-feira

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra apresenta, na próxima segunda-feira, dia 19 de Outubro, a partir das 15 horas, na Biblioteca Joanina, a edição digital de O Instituto: Revista Científica e Literária. Esta revista, publicada pelo Instituto de Coimbra, entre 1852 e 1981, num total de 141 volumes, encontra-se agora integralmente digitalizada em mais de 76 mil páginas disponíveis, a partir de Novembro, em http://bdigital.bg.uc.pt.

Nesta sessão, presidida pelo director da Biblioteca Geral, Prof. Doutor Carlos Fiolhais, e que contará com a presença do vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Prof. Doutor Francisco Sepúlveda Teixeira, será ainda apresentada uma ferramenta inovadora de pesquisa em texto integral, que faculta o acesso à informação por autor, título e palavra significativa. Para além disso, esta nova ferramenta permite o download dos artigos.

A edição digital de O Instituto: Revista Científica e Literária decorre do Projecto Instituto de Coimbra, desenvolvido pela Biblioteca Geral, desde Julho de 2008, e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Entre os objectivos deste projecto, salientam-se ainda a catalogação da biblioteca e do acervo arquivístico, bem como a investigação sobre a história desta antiga academia científica e literária.

Saliente-se que o Instituto de Coimbra, fundado em 1852, foi uma das mais prestigiadas academias nacionais, tendo desenvolvido, nomeadamente, as Ciências Físico-Matemáticas, Sociais e Humanas e a Literatura. Para comprovar o seu prestígio, recordamos o financiamento régio obtido por portaria de 1853, como contrapartida da publicação nas páginas da revista das decisões do Conselho Superior de Instrução Pública.

Entre as actividades do Instituto de Coimbra, salientamos as escavações arqueológicas das Ruínas de Conímbriga, que permitiram reunir valiosas colecções de arte e de arqueologia que integram hoje o acervo do Museu Nacional Machado de Castro. E entre as personalidades que pertenceram a esta academia destacamos Alexandre Herculano, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Ricardo Jorge, Joaquim de Carvalho, Egas Moniz, Eugénio de Castro, Sousa Viterbo, Miguel de Unamuno, Alfred Baudrillart, D. Carlos I, Raymond Poincaré, Anselmo Ferraz de Carvalho e Luís de Albuquerque.

A biblioteca do Instituto de Coimbra é, essencialmente, composta por publicações periódicas e monográficas, sendo um número significativo de revistas resultante da permuta que esta academia estabeleceu com outras academias congéneres nacionais e estrangeiras. Entre estes títulos, encontramos o Boletin de la Real Academia de la Historia, Brotéria, Seara Nova, Bulletin of the New York Public Library, Smithsonian Year e Revue des Deux Mondes.

O acervo arquivístico integra um conjunto de documentos que retratam a vida e a acção da instituição e das personalidades que a dirigiram ao longo de mais de um século. Entre esta documentação, destacamos os manuscritos das Memórias de Castilho.

A equipa responsável pelo Projecto Instituto de Coimbra, dirigida pelo Prof. Doutor Carlos Fiolhais, é coordenada pelo Doutor Jorge Pais de Sousa e conta com a colaboração da Dr.ª Licínia Ferreira, bolseira de Investigação, e da Dr.ª Cláudia Filipe e do Dr. Joaquim Veríssimo, bolseiros de Gestão de Ciência e Tecnologia.

3 comentários:

PPN disse...

Muitos Parabéns pela iniciativa!

António Barros disse...

Boa tarde.

Embora nesta página se diga que "Esta revista, publicada pelo Instituto de Coimbra, entre 1852 e 1981, num total de 141 volumes, encontra-se agora integralmente digitalizada em mais de 76 mil páginas disponíveis, a partir de Novembro, em http://bdigital.bg.uc.pt.", não encontro no "link" anunciado o acesso à dita revista.
Será que tal só é possível, presencialmente, em Coimbra?

Obrigado
A.Barros (2015-08-20)

António Barros disse...

Boa tarde.

Contactada a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, na pessoa do seu diretor adjunto, Dr. Maia do Amaral, fui por este prontamente informado do seguinte:
"Devido a problemas técnicos com o equipamento que anteriormente alojava a biblioteca digital, a versão digitalizada da revista "O Instituto" está agora disponível em http://digitalis-dsp.uc.pt/institutocoimbra/indiceinstituto.htm".
No sentido de evitar que futuros internautas se deparem com o mesmo problema que enfrentei, aqui fica aquele endereço que é o que permite aceder àquela biblioteca digital.

Obrigado ao Dr. Maia do Amaral e os meus Cumprimentos.
A.Barros