quarta-feira, 14 de julho de 2010

Alma Mater e República Digital

Foi hoje apresentada publicamente a ALMA MATER – Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra. Este novo recurso congrega as bibliotecas digitais da Universidade de Coimbra (Biblioteca Geral Digital, Biblioteca Digital da Faculdade de Direito, Biblioteca Digital de Botânica e a mais recente Biblioteca Digital da Faculdade de Letras) e reúne um vasto acervo de obras que integram o património bibliográfico e documental das bibliotecas de diversas faculdades.

Na ALMA MATER é possível pesquisar os documentos digitais existentes nas bibliotecas da Universidade de Coimbra e consultá-los pormenorizadamente. Dos cerca de 4000 documentos disponibilizados ao público destacam-se alguns periódicos como o Annuario da Universidade de Coimbra, O Instituto: jornal scientifico e litterario, o Boletim dos Hospitais da Universidade de Coimbra e as Observações meteorológicas, magnéticas e sísmicas, a correspondência de Aurélio Quintanilha e Luís Carrisso e o núcleo fotográfico do espólio de Belisário Pimenta.

Na mesma sessão foi apresentada a República Digital, que “é uma plataforma de informação digital de acesso livre, para a investigação e para o público em geral, que aglutina um conjunto diversificado de documentação disponível na Biblioteca Geral, na Rede de Bibliotecas da Universidade de Coimbra e na Biblioteca Municipal de Coimbra, directa ou indirectamente relacionado com a afirmação das ideias e das instituições republicanas em Portugal, e com a oposição republicana ao Estado Novo”. Assumem destaque, nesta plataforma, três núcleos principais de documentação: o Fundo Belisário Pimenta; o Fundo Armando Cortesão; e um núcleo de documentos digitais composto por “jornais de Coimbra, manifestos, revistas científicas e trabalhos universitários, representativos das transformações sociais, políticas, estéticas e científicas, ocorridas no arco de tempo compreendido entre as décadas de 1890 e de 1920.”

2 comentários:

Manuel disse...

Felicitações e gratidão nos cordiais cumprimentos de
Manuel Machado Sá Marques

Joaquim Veríssimo disse...

É com muita satisfação que os colaboradores do blogue do Instituto de Coimbra recebem as suas palavras de motivação e apreço. Fazemos votos para que continue um fiel seguidor do nosso trabalho.