terça-feira, 7 de outubro de 2008

Edição digital da revista O Instituto



A revista O Instituto terá brevemente versão electrónica integral, ou seja, do volume 1 (1852/1853) ao volume 140/141 (1980/1981). Para possibilitar a pesquisa por título, autor e palavra significativa desta publicação, a equipa do projecto preparou os sumários, em ficheiro XLS, referentes aos cerca de cinco mil títulos de artigos.
Na execução técnica da edição digital desta revista, recorrer-se-á a duas aplicações informáticas disponibilizadas pela Biblioteca Nacional Digital, o Papaia, destinado ao processamento de páginas digitalizadas, e o ContentE, editor de conteúdos estruturados. Num segundo procedimento serão pedidos serviços de OCR e um sistema de pesquisa em texto integral, de forma a possibilitar o download em PDF de cada artigo.
A revista será integrada na Biblioteca Geral Digital, alargando e difundindo assim o acesso à produção científica e literária desta academia. Como exemplo, apresentamos o texto introdutório do primeiro número da revista, de 1 de Abril de 1852, em versão digital.

Sem comentários: