terça-feira, 4 de novembro de 2008

Comportamento higrotérmico

Estantes compactas

"Para que os documentos armazenados nos depósitos se conservem em boas condições é necessário que eles sejam bem arejados e que o ar circule no interior das estantes." (J. Gascuel). Particularmente em estantes compactas, onde se encontram acondicionados o arquivo e a biblioteca do Instituto de Coimbra. Neste sentido, divulga-se o quadro que regista os valores médios mensais de temperatura e de humidade relativa, observados desde o início do projecto.

O gráfico seguinte ilustra a descida gradual da temperatura ao longo dos últimos meses. O valor médio registado neste quadrimestre está, contudo, acima dos valores recomendados pela International Federation of Library Associations (IFLA), que deverão oscilar entre os 16ºC e os 20ºC. Para baixar os valores da temperatura e da humidade relativa, procedeu-se à abertura das janelas interiores da sala, de modo a obter uma maior ventilação interna.

A humidade relativa do ar sofreu uma descida acentuada de 10% do mês de Setembro para o mês de Outubro, a este facto não será alheio o já referido aproveitamento da ventilação e circulação de ar. Mas, tal como na temperatura, os valores médios da humidade relativa ainda se encontram um pouco acima dos valores recomendados pela IFLA, que se cifram nos 55% (com a tolerância de ± 5%).

Sem comentários: