quinta-feira, 17 de março de 2011

Resumo da composição da lista de sócios do IC

Ao longo de século e meio de actividade, o Instituto de Coimbra reuniu um total de aproximadamente três mil sócios. O eixo da academia funcionava com base na componente dos efectivos, que somou um número superior a 700. A de correspondentes, porém, era a classe mais numerosa, que atingiu perto de 2000 sócios. Destes, a maior parte era constituída por correspondentes nacionais, embora a quantidade de estrangeiros seja igualmente elevada, mais de oito centenas. A proveniência dos associados estrangeiros distribui-se pela Europa e pela América, ocupando o lugar cimeiro a Espanha, a França e o Brasil. No entanto, o conjunto de países de origem é bastante alargado, do qual podemos enumerar alguns, como a Inglaterra, a Alemanha, a Itália, a Bélgica, os EUA, a Argentina ou o Chile.


Afrânio Peixoto, honorário; Cottinelli Telmo, benemérito; Maria Amália Vaz de Carvalho, honorária

As personalidades de grande mérito que constituem a categoria de sócios honorários atingem um número aproximado de três centenas, com ligeira prevalência dos nacionais sobre os estrangeiros. Quanto aos beneméritos, uma classe que vigorou apenas a partir de 1921, atribuída a indivíduos que contribuíssem com soma importante para os fundos da sociedade, eles foram cerca de dez. Uma nota final para dar conta da presença das mulheres entre os associados do Instituto. Elas começaram a ser eleitas somente em 1896, na presidência de Bernardino Machado, e totalizaram pouco mais de 60.

2 comentários:

João Frazão Couvaneiro disse...

Gostaria de saber se existe algum estudo prosopográfico sobre os sócios do IC?

Licínia Ferreira disse...

Consulte a secção Galeria de imagens, Sócios do IC, em https://sites.google.com/site/institutodecoimbra/home (em construção). Está a ser elaborado um ficheiro de sócios contendo elementos biográficos e dados relativos à eleição e actividade no Instituto, o qual contamos disponibilizar.